Participações da SBPH em Eventos (Boletim 3)

cabec boletim materias

Participações da SBPH  em Eventos

sessao2 noconselhoNo Conselho Federal de Psicologia: A SBPH esteve presente através da Presidente Paula Macedo, no seminário organizado pelo CFP, no dia 04/04/16, onde representantes de diversas entidades científicas da Psicologia participaram de reuniões  na sede do CFP.   Durante a  manhã aconteceu a reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi, onde os participantes receberam explicações sobre o funcionamento da Biblioteca e o convênio assinado em 2015 entre o CFP e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). O convênio formalizou uma parceira entre a Universidade e a autarquia, possibilitando um aprimoramento e a modernização do sistema de banco de dados e interface com usuários, dando respaldo ao Conselho para ampliar e qualificar sua relação com instituições científicas. Os representantes das entidades científicas foram chamados para fortalecer a parceria com a Biblioteca. Já durante a tarde, a reunião foi coordenada pela Comissão de Formação em Psicologia do CFP.  Um dos pontos abordados foi o Título Profissional de Especialista em Psicologia. Embora não constitua condição obrigatória para exercício profissional, o documento atesta o reconhecimento da atuação dos psicólogos em determinada área da especialidade, qualificando sua formação.
Reunião CFP – Parte da manhã

sessao2 noconselho2

No dia 14/04/16, aconteceu outro seminário promovido pelo CFP, com o tema “Ser psicóloga (o) no Brasil. Que profissional queremos?” A  SBPH foi representada pela Vice-Presidente Maria Alice Lustosa. A discussão versou sobre questões relativas ao modelo atual adotado pelo CFP para os Concursos para Concessão de Título de Especialista em diversas áreas, e a  possibilidade das Entidade de Psicologia participarem dos processos envolvidos na confecção da prova de títulos de seu campo de atuação, junto com o CFP. A SBPH  foi convidada a apresentar, para todas as Entidades presentes, como realizou as 3 provas dos concursos dos anos de 2009, 2011 e 2013, para que se pudessem avaliar a possibilidade de servir como um exemplo de experiência de parceria com o CFP na realização dos concursos futuros. Desta reunião ainda não houve uma decisão sobre esta pauta, ou seja, continuamos trabalhando na direção de retomarmos a parceria na realização dos Concursos.

Reunião CFP – Parte da tarde

No FENPB (Fórum de Entidades da Psicologia Brasileira): Em 02/03/16, participamos de uma reunião do FENPB, com a representação da Vice-Presidente Maria Alice Lustosa, realizada na PUC/Rio, em vídeo conferência com algumas Entidades presentes também em  SP. Estamos retomando esta importante parceria com as diversas Entidades que dele participam, pois a SBPH tem muito a contribuir e a aproveitar desta união com diferentes  pares da Psicologia.  Em 05/04/16, o FENPB realizou nova reunião,  no mesmo local, e a SBPH se fez, novamente, representar por sua Vice Presidente , Maria Alice Lustosa. A pauta continha uma proposta de aceitação da ABOP como nova Entidade a se filiar ao Fórum, a partir desta data. Também houve a discussão sobre o papel da Psicologia na Saúde e o direcionamento de suas ações ao SUS. Conforme o INEP a Psicologia está relacionada  a área das Ciências Sociais e não apenas à área da Saúde. Dessa forma, o INEP pensa em vincular a Psicologia da Saúde  ao SUS. O FENBP irá iniciar uma pesquisa para avaliar as instituições que trabalham com a Psicologia, através de um de seus instrumentos. A proposta do FENBP é que sejam discutidas as Especialidades da Psicologia, porém na referida reunião estavam presentes poucos representantes das Especialidades. Também foi debatido, nesta reunião, sobre o Congresso Ciência e Profissão que acontecerá em 2018, assim como sobre a formação das comissões do FENPB a ali representarem a entidade. Maria Alice Lustosa sugeriu a confecção de manuais sobre a função de cada comissão, a fim de auxiliar a organização de futuros eventos, facilitando sua realização, visto que, a cada Congresso ,  tudo começa do zero, dificultando a elaboração de um Evento tão grandioso e importante quanto este.

nohcornohacor2No XX Simpósio de Psicologia do Hcor – : A Cronicidade em Evidência. Estratégias  de Atuação do Psicólogo no Contexto Hospitalar:Nos dias 7 a 9 de abril ocorreu o XX Simpósio do HCor, no qual a presidente da SBPH foi representada pela Diretora 1° Secretária Marisa Sanchez, para compor a Mesa de abertura do evento. Na ocasião a diretora parabenizou a Psicóloga Silvia Cury Ismael pelo seu reconhecido trabalho na instituição, contribuição científica à categoria dos psicólogos hospitalares e inestimável contribuição à SBPH.  Também aproveitou a oportunidade para convidar aos presentes para participarem do XI Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, a ser realizado na cidade de Gramado- RS em setembro de 2017.

Silvia Cury e Marisa Sanchez                                                      Mesa de Abertura

apepp

No XVIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP: A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1983, com o objetivo de congregar programas de pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior para fomentar e estimular a formação de profissionais para pesquisa em pós-graduação em psicologia. Nos dias 07 a 11 de junho deste ano, aconteceu em Maceió-AL, o XVIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. Trata-se de um evento de grande porte com frequência bianual e que neste ano contou com a participação de  cerca de 70 Grupos de Trabalho (GTs) que puderam se encontrar e debater  estratégias para a cooperação entre pesquisadores nacionais e internacionais dos diversos programas de pós-graduação em psicologia.  A SBPH teve a sua representação feita pelo Diretor do Premio Leopoldo Barbosa, na Reunião das Associações de Psicologia objetivando a formulação de possíveis articulações entre as suas ações com de outras Sociedades, Associações, Federações e também Instituições de Ensino Superior (IES), dialogando com representantes de linhas de pesquisa de programas de pós-graduação convergentes com a temática da entidade.  A SBPH vem discutindo fortemente junto a diversos órgãos, inclusive o Conselho Federal de Psicologia, a preocupação com a formação do psicólogo e mais especificamente do psicólogo hospitalar. Estamos em um tempo que a academia precisa trazer respostas mais robustas para as distintas realidades desta prática profissional, porém, ainda temos muitas universidades e faculdades que nem ao menos tem a Psicologia Hospitalar na sua grade curricular. A atenção à ética e a técnica assumem prioridade e todo o esforço da SBPH na aproximação com outras entidades e IES é para que a Psicologia Hospitalar continue ampliando a área de atuação e possa, junto com os seus sócios, estar atenta a importância da formação continuada e a uma prática transformadora em que o cuidado seja prioridade.  

No IV Congresso ULAPSI – Diálogos e trocas de Psicologia na América Latina. Construção coletiva para a promoção dos direitos e bem estar: O evento  foi realizado entre os dias 07 e 11 de junho de 2016, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Constituído como um espaço para o encontro de caráter acadêmico, científico e profissional, repetido a cada dois anos em diferentes países da América Latina e conta com a participação de profissionais e estudantes de países que a integram. A participação da SBPH se deu através da representação da Presidente Paula Macedo.  Participamos durante o dia 7 inteiro da Assembleia Geral da ULAPSI, onde diversas pautas foram apreciadas, como por ex.: leitura e aprovação da ata de assembleia anterior; informes sobre a conjuntura político-social na América Latina e Declaração da Assembleia; plano de trabalho do conselho executivo 2014-2016; processo de mudança para pessoa jurídica da ULAPSI; grupos de trabalho; protocolo de ingresso de novas entidades; aprovação de informe administrativo e financeiro; elaboração do orçamento 2016-2018 e aprovação da cota anual das entidades; foi escolhido como  próximo país sede do Congresso a Costa Rica; reeleição do conselho consultivo período 2016-2018. Importantes trocas foram feitas com representantes de diversas entidades da Psicologia Nacionais e Internacionais; no que tange a participação nas atividades científicas, a SBPH marcou presença na atividade da Mesa de Debate Internacional, com o tema “Desafios da Atenção em Saúde Mental a partir da Reforma Psiquiátrica”. O principal objetivo do Congresso foi promover o intercâmbio teórico e prático relevante para o trabalho psicológico entre os profissionais e estudantes, gerando reflexão crítica, debate e análise contínua dos problemas inerentes à psicologia como ciência e profissão na América Latina e cada um dos países da ULAPSI. Os objetivos específicos do Sexto Congresso de Psicologia foram: Divulgar o desenvolvimento, presente e pesquisa em psicologia na América Latina; fortalecer discussões no âmbito científico, envolvendo profissionais da América Latina e estudantes de psicologia; reforçar os laços profissionais entre os participantes e representantes das entidades de psicologia na região, facilitando a divulgação e comunicação da produção científica; os progressos na promoção de padrões éticos, incentivar e orientar uma prática com compromisso de construir condições de vida dignas para os povos da América Latina. 

ulapsi1ulapsi2Assembléia da ULAPSI                                                                                                                          VI Congresso ULAPSI

socergsNo Simpósio de Psicologia da SOCERGS 2016 – Promovendo o Conhecimento com Interatividade: Evento de grande importância na área, realizado entre os dias 19 e  21/05/2016, na cidade de Gramado/RS.  A SBPH esteve presente na solenidade abertura do Simpósio com a presença da Presidente Paula Macedo, juntamente com a psicóloga Camila  de Matos Ávila, uma das coordenadoras do evento e também nossa Conselheira Fiscal;  além da participação da Diretora  1° Secretária  Marisa Sanchez. Logo em seguida foi proferida a Conferência de Abertura com o tema “Saúde Mental em Cardiologia: A Abordagem da Interconsulta no Hospital Geral”.  A SBPH marcou presença com  participação de vários de seus membros  em diversas das atividades da SOCERGS 2016.

 

Paula C. M. Macedo
Diretora Presidente | Gestão 2015-2017
CRP 06/40551

 

Conferência  de Abertura SOCERGS