Palavras da Presidente (Boletim 6)

cabec boletim 6

Palavras da Presidente

 sbph 20 anos

Caros Sócios e Leitores:

Iniciamos o ano com muito entusiasmo e também com muitos desafios pela frente. Esse é o ano em que realizaremos o 11° Congresso da SBPH, quando a entidade comemora seus 20 anos de existência!

Nestes vinte anos a SBPH vem crescendo, produzindo eventos científicos de alta qualidade, e também na área de publicações avança com a edição de dois livros, o primeiro lançado em 2015 entitulado “ Horizontes da Psicologia Hospitalar”, e o segundo com lançamento programado para o próximo mês de abril, com o titulo “Tempo da Vida e a Vida do Nosso Tempo”, ambos pela Editora Atheneu. Nossa Revista da SBPH também muito nos orgulha, com sua nova linha editorial, pois agrega conhecimento aos interessados pela área de Psicologia da Saúde e Hospitalar.

Estamos nesta gestão aprimorando processos de trabalho, inovando na confecção do Congresso de Gramado e ainda neste período faremos uma proposta de reforma do estatuto da SBPH, com vistas a reestruturar a administração da entidade, corrigindo limitações nele existentes e deixando uma boa base juridica para sua expansão e desenvolvimento.

Neste sexto boletim da gestão trazemos aquilo que produzimos no primeiro trimestre e também daremos a vocês uma prévia de temas que serão abordados no 11° Congresso. As Comissões Organizadora e Científica vêm trabalhando na construção deste, que promete ser um dos melhores eventos da área de saúde do ano. Apresentamos noticias da Tesouraria e Secretaria, que estão focadas na melhoria da comunicação com o sócio e atendimento de demandas administrativas. Também poderão ler conteúdos importantes na seção da Revista da SBPH a respeito do sistema de avaliação da Qualis. O Núcleo da SBPH/RS está preparando um Simpósio com o tema “Pluralidade das Práticas em Psicologia da Saúde” no mês de maio em Porto Alegre e nas seções do Painel e Resenha de Livro trazemos mais conteúdos e atualidades para você. Nosso Facebook tem atingido diariamente um grande número de visualizações, e mantém-se ativo e produtivo com a condução da Vice-Presidente da SBPH Maria Alice Lustosa.

Ocupamos hoje um importante lugar no cenário nacional das práticas em Psicologia, com forte articulação junto ao nosso Conselho Federal de Psicologia, FENPB e ULAPSI. Participamos no dia 21 de janeiro de um evento do CFP em Brasilia, a convite da Diretoria do XVII Plenário do Conselho Federal de Psicologia. A programação do Seminário “A Psicologia na Construção de Novos Possíveis” destacou o debate sobre o atual momento político do país e foi apresentada a nova gestão do CFP.

A ULAPSI-União Latino-Americana de Entidades de Psicologia, vem mantendo uma agenda de reuniões mensais e a SBPH participou das duas reuniões realizadas neste ano, em 07/02 e 07/03. As discussões previstas no cronograma englobam a organização das entidades brasileiras para participação no Seminário Paraguai que acontecerá no próximo mês de junho; a Revista Psicolatina; Recursos financeiros da Ulapsi Brasil; Comissão de Comunicação; Representação Ulapsi Brasil, Revista Diálogos Latino-americanos; Grupos de Trabalho ULAPSI; Articulação ULAPSI no FENPB.

O FENPB – Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, realizou sua primeira reunião do ano em 09 de março, e a participação da SBPH se deu via SKYPE. Os principais tópicos discutidos foram: organização do V Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão – CBP em 2018; revitaização do site do FENPB; discussão sobre a RES. 1 DE 11/3/2016 do CNE sobre a concessão de formação superior em EAD no Brasil (sob a responsabilidade da ABEP); Relação FENPB e AMÉRICA LATINA; ATO MÉDICO – moção do FENPB sobre o tema (sob a responsabilidade da ABRAPH); Recomendações e encaminhamentos ao sistema conselho, a partir do CNP: papel do FENPB (sob a responsabilidade do CFP).

Boa Leitura!

 

 paula 3

Paula C. M. Macedo
Diretora Presidente | Gestão 2015-2017
CRP 06/40551