Palavras da Presidente (Boletim 5)

cabec boletim 5

Palavras da Presidente

foto Paula

Olá Caros leitores!

Fechamos o ano de 2016 com chave de ouro, pois nossa diretoria trabalhou com dedicação em várias frentes e assim alcançamos bons resultados. Neste boletim do último trimestre do ano de 2016, compartilhamos com vocês as principais informações de mais esta etapa cumprida.

A SBPH tem participado intensamente de importantes fóruns de discussão no cenário da Psicologia. No dia 01 de dezembro aconteceu em São Paulo a Reunião Ordinária do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira – FENPB, no auditório Maria Amélia Mattos da Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP, Universidade de São Paulo. Não participamos presencialmente, porém o acesso também pôde ser feito por Skype. Seguem os pontos de pauta que foram discutidos: Organização do debate sobre a Psicologia como profissão de saúde; Organização do V Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão – CBP(2018); Reativação do Site do FENPB; Avaliação das relações do FENPB com a atual composição de gestão da BVSPSI; Exame da resolução 1 de 11/03/2016 do CNE sobre a concessão de formação superior em EAD no BRASIL; relação FENPB e AMÉRICA LATINA; ATO MÉDICO – moção do FENPB sobre o tema.

Outra importante participação da SBPH foi na reunião telefônica da ULAPSI- União Latino-Americana de Entidades da Psicologia, com a coordenação de sua representante no Brasil, Inea Giovana da Silva Arioli, que ocorreu no último dia 08 de dezembro. A pauta da reunião foi: Cronograma de Reuniões 2017; Revista Psicolatina; Planejamento de ações – biênio 2016-18; Avaliação das atividades do ano de 2016; Levantamento de indicativos de ações da Ulapsi Brasil para o biênio 2016-18, com ações previstas nas seguintes áreas: Política de comunicação Ulapsi Brasil com a Sociedade (Facebook Ulapsi Brasil – Canal Ulapsi Brasil Youtube), Divulgação de eventos das entidades membro, BVS Ulapsi a fim de buscar estratégias que garantam definitivamente a vinculação da BVS a Ulapsi, Participação da Ulapsi Brasil no Seminário da Ulapsi no Paraguai e no Congresso Psicologia Ciência e Profissão de 2018; Criação de Fundo específico Ulapsi Brasil com vistas a subsidiar ações da Ulapsi Brasil; Verificação da viabilidade de solicitação de ingresso no FENPB.

Na leitura do boletim a seguir, vocês poderão saber mais sobre as atividades da vice direção, as notícias mais importantes da Secretaria e da Tesouraria, que adotou uma politica de transparência administrativa nesta gestão, fazendo a prestação de contas regularmente. Também na seção da Revista da SBPH, vemos um balanço muito positivo com relação as nossas metas da gestão, uma vez que colocamos em dia os 4 números que estavam em atraso, bem como, atingimos a pontualidade nas duas publicações referentes ao ano de 2016 (Volume 19, nº 1 e nº 2). Essa é uma conquista importante para nossa Sociedade, que deseja cada vez mais colocar a Revista da SBPH em destaque no cenário das publicações bem qualificadas da Psicologia.

Trazemos noticias sobre a consistente atuação do nosso Núcleo SBPH-Rio Grande do Sul, que realizou, entre os dias 20 a 22 de outubro, a X Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar e I Encontro do Núcleo SBPH-RS, com o tema “Gestão dos Cuidados em Saúde”. O evento foi um sucesso em todos os sentidos, e inaugura uma nova forma de executar projetos do Núcleo, totalmente integrados na gestão administrativa da SBPH.

Comprometidos com a atualização técnica na área de Psicologia Hospitalar e da Saúde, trazemos na seção Painel a importante discussão a respeito da “Morte: da dificuldade à necessidade de falar dela”. Apresentamos também uma sugestão de leitura sobre o importante tema da área de saúde que é a Bioética e Biodireito.

Como sabem, 2017 é ano do XI Congresso da SBPH que terá como tema central “Psicologia na Saúde: Novas Demandas, Novos Caminhos”. Em todos os nossos boletins vocês acompanharão passo a passo essa construção. Temos uma grande equipe trabalhando para o sucesso desse evento, que promete ser inovador e de alta qualidade técnica.

Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a equipe de trabalho desta Diretoria, que durante o ano de 2016 se dedicou à gestão da SBPH, contribuindo enormemente para que avançássemos nesse novo modelo de gestão.

Nossos agradecimentos também aos membros da gestão anterior que generosamente contribuíram para que conseguíssemos superar algumas dificuldades de ordem administrativa na gestão financeira da Sociedade.

Claro que não poderíamos deixar de agradecer a participação de todos os membros sócios da SBPH, que nos acompanham nessa trajetória, e que são a razão de nossos investimentos e de tudo aquilo que realizamos.

Desejamos a todos que o ano de 2017 seja de realizações, e que nossa parceria seja sinônimo de sucesso!

 

Paula C. M. Macedo
Diretora Presidente | Gestão 2015-2017
CRP 06/40551