Palavras da Presidente (Boletim 2)

cabec boletim WEB

Palavras da Presidente

paula macedo

Prezados Sócios,

Estes primeiros três meses do ano de 2016 foram de intensa atividade da diretoria, como poderão conferir através da leitura deste segundo Boletim da nova gestão.

Os conteúdos foram selecionados para transmitir uma gama de informações interessantes sobre tudo aquilo que está sendo cuidadosamente preparado e oferecido à vocês!

Apresentamos sessões abordando o novo calendário das Jornadas Científicas da SBPH; a produção do nosso próximo Congresso, que será realizado na cidade de Gramado entre os meses de agosto e setembro de 2017; os esforços concentrados para a atualização da Revista da SBPH, pois recentemente foram publicados no Portal PePSIC mais dois números que estavam em atraso; apresentamos a resenha do livro recentemente lançado pela equipe do HCOR – Hospital do Coração de São Paulo; trazemos notícias da implatação do Núcleo da SBPH no Rio Grande do Sul, que agora passa por uma fase final de regulamentação jurídica; o relato de um projeto desenvolvido junto a adolescentes soropositivos em Recife; e finalmente o compartilhamento das novidades para os sócios, através de parcerias que estamos fechando com várias instituições da área de saúde, garantindo descontos para nossos sócios em eventos de grande importancia no setor, e também a parceria com editoras, trazendo aos nossos sócios a possibilidade de obterem descontos na compra de livros, materiais e testes psicológicos.

Faço um convite especial para aqueles sócios, que participam de outras entidades, grupos ou associações relacionadas a área da saúde e especialidades, e que desejem uma aproximação efetiva com a SBPH, objetivando ampliarmos nossas possibilidades de trocas de “saberes e fazeres”. Temos propostas para divulgação de eventos, confecção conjunta destes, parcerias em descontos para sócios em eventos e congressos. Entrem em contato conosco através do e-mail: sbph@sbph.org.br

Seguindo nossa politica de transparência financeira, a Presidente do X Congresso da SBPH, que aconteceu em São Paulo em setembro de 2015, Silvia Cury, apresenta o balanço financeiro do evento para apreciação dos sócios. Confira o detalhamento das contas do Congresso na sua área de acesso restrito do site.

Finalmente quero tecer algumas considerações sobre outras atividades que mostram nosso engajamento em várias esferas, junto aos nossos órgãos regulamentadores da profissão e também junto a movimentos politico-sociais. A SBPH é filiada a ULAPSI-União Latino-Americana de Entidades de Psicologia, e vem participando de reuniões preparatórias para o IV Congresso da ULAPSI que será realizado em Buenos Aires de 08 a 11 de junho, contribuindo com proposições de temas relevantes para composição de atividades científicas com outras entidades filiadas. Outra frente participativa aconteceu em dezembro passado, quando fui indicada como delegada pelo Conselho Federal de Psicologia para participar da 15° Conferencia Nacional de Saúde (CNS), em Brasilia/DF. A CNS se define como um grande evento pollitico consultivo e propositivo, que objetiva mobilizar todas as categorias profissionais da saúde, para o avanço do SUS, debatendo intensamente as políticas públicas, visando a melhoria dos serviços e da assistência prestada. O evento contou com cerca de 5.000 participantes, e na sua estruturação haviam propostas advindas dos CRPs e das outras etapas das Conferências Municipais e Estaduais anteriormente realizadas, para cada um dos grandes eixos, sendo eles: 1) Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; 2) Participação e Controle Social; 3) Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; 4) Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; 5) Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; 6) Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; 7) Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; 8) Reformas Democráticas e Populares do Estado. As discussões foram muito profícuas e mostraram a grande necessidade de continuarmos avançando, inclusive com uma participação mais efetiva dos profissionais da Psicologia, que certamente muito têm a contribuir nesses cenários.

Uma outra articulação importante que a SBPH vêm mantendo é a sua participação ativa no Fórum de Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB), sendo que já ocorreram duas reuniões do grupo, uma em SP com minha participação, e a última no RJ, esta com a participação da Vice-Presidente Maria Alice Lustosa. Fizemos atualizações das informações da SBPH, no site do FENPB; participamos dos fóruns de debates a respeito de várias demandas atuais da Psicologia e nos engajamos em dois Grupos de Trabalho, um sobre multiprofissionalidade e outro sobre a formação curricular na área de saúde.DSC 0062 Foto CFP menor

Outro assunto de extrema importancia é a articulação que tem sido feita junto ao CFP para a retomada da participação efetiva da SBPH na prova para obtenção do “Titulo de Especialista em Psicologia Hospitalar”. Formamos um Comitê para este fim, com a participação das psicólogas membros do Conselho Consultivo da SBPH, Marisa Decat, Elaine Zanolla e Mônica Giacomini, juntamente comigo e a Vice-Presidente Maria Alice Lustosa. Já foram realizadas duas reuniões, uma em janeiro e outra em fevereiro passado, com a conselheira Meire Viana,  membro  da Comissão  de Especialistas,  para discussão do tema e apresentação da nossa proposta, indicando ainda possibilidades de voltarmos a participar deste importante processo que visa qualificar ainda mais a Concessão de Títulos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da parceria conosco, garantindo desta forma o respaldo na qualidade da avaliação, com a expertise de um grupo de profissionas da SBPH atuando desde o inicio do processo. Esta pauta segue em avaliação pela Comissão de Especialistas do CFP.

Desta forma esperamos que vocês aproveitem a leitura deste boletim , e convidamos a todos para que acessem nosso site www.sbph.org.br , inclusive a área destinada ao acesso restrito dos sócios, pois preparamos um material a respeito da atualização sobre legislação em nossa área, com as contribuições dos membros do nosso conselho fiscal.

Também  acompanhem nossa página no Facebook, onde, diariamente, publicamos assuntos de interesse na área de saúde e hospitalar.

Até Breve!
Um abraço,

 

Paula Macedo
Diretora Presidente | Gestão 2015-2017
CRP 06/40551